O primeiro passo da sua carreira
O sonho de voar começa com a licença de piloto privado. Com essa licença você poderá voar aviões com um motor (monomotores) em condições Visuais (VFR).
Se o seu objetivo for voar por prazer, levar família e amigos para voar, transporte próprio ou apenas para acumular horas de voo para no futuro conquistar outras licenças, tudo começa pela licença de Piloto Privado.
Lembre-se, na Hillsboro Aero Academy você ira voar SOLO DE VERDADE. Tanto solo local como solo em navegação. No Brasil apenas uma escola permite voo solo local e navegação de verdade.
Nos Estados Unidos o curso prático ocorre ao mesmo tempo do curso teórico, o que é uma enorme vantagem comparado ao Brasil onde o curso teórico tem que ser feito antes. Nos Estados Unidos você faz uma lição teórica e depois faz um voo totalmente relacionado à teória daquela lição. O aprendizado é muito mais inteligente dessa maneira. O aluno consegue relacionar a teória com a prática. No Brasil muitos desistem ou não consegue passar nas bancas de Piloto Privado, pois aprender apenas na teória sem poder ter a parte prática apenas dificulta o aprendizado.
Durante o treinamento para a licença de piloto privado, você receberá instrução sobre:
14 CFR Part 61.105 Conhecimentos Aeronáuticos:
(1) Legislação Federal Americana de Aviação. Privilegios e limitações do Piloto Privado.
(2) NTSB (CENIPA dos EUA)
(3) Uso do AIM e Circulares do FAA
(4) Uso de Cartas Aeronáuticas para voo Visual (VFR)
(5) Comunicações por Rádio
(6) Meteorologia
(7) Operação Segura e Eficiente de Aeronaves.
(8) Efeitos da Densidade do Ar na decolagem e subida
(9) Peso e Balanceamento
(10) Aerodinâmica, Motores e Sistemas
(11) Perda de Sustentação e Recuperação de Parafuso.
(12) Decisão e Julgamento
(13) Ações Pré-Voo
14 CFR Part 61.107 – Proficiência de Voo:
(b) Áreas de Operações:
(i) Preparação Pré-Voo
(iii) Operações em Aeroportos
(iv) Decolagens, Pousos e Arremetidas
(v) Manobras de Performance:
(vi) Manobras com Referência ao Solo
(vii) Navegação
(viii) Voo lento e perdas de sustentação
(ix) Voo Básico por Instrumentos
(x) Operações de Emergência
(xi) Operações Noturnas
(xii) Operações Pós-Voo.
Na Hillsboro desde de o primeiro voo você irá ser treinado para ser o piloto comando.
O objetivo principal é pilotar o avião sozinho (voar solo) e com segurança. Nos voos solo você ira praticar e treinar sozinho tudo o que você aprendeu com o seu instrutor: procedimentos de emergência (simulado), decolagens e pousos e também como operar em aeroportos com torre de controle.
O primeiro voo solo é uma experiência inesquecível. Após solar você ira progredir para um treinamento mais avançado: voos noturnos e navegações. Na Hillsboro você irá navegar SOLO, no Brasil apenas uma escola permite navegação solo durante o Piloto Privado.
Na parte final do treinamento você irá aprimorar as manobras que aprendeu em preparação para um exame com um inspetor autorizado pelo FAA. Passando nesse voo de cheque você receberá a sua licença de Piloto Privado. A licença de Piloto Privado nos EUA é de verdade, com ela você poderá alugar os aviões da Hillsboro e voar para aonde quiser e com quem quiser. Após o cheque de PP você irá receber do seu instrutor uma permissão para alugar os aviões da escola.
O mínimo estipulado de horas de voo pelo FAA (Administração Federal de Aviação Americana) para o curso de Piloto Privado pela Part 141 são 30 horas de ground school e 35 horas de treinamento em voo, porém a média nacional é de 45 à 60 horas de voo. No Brasil, pelo fato de quase não haver voo solo de navegação, quase todos os alunos se formam com 40 horas.
Nos EUA é impossível prever quantas horas exatas de voo o seu curso de PP vai demorar, pois cada aluno aprende em um ritimo diferente. Nós não comprometos a sua segurança para garantir que você termine com um número mínimo de horas de voo. Alguns alunos, especialemente aqueles que já tem bastante noção de aviação e usam flight simulator, conseguem fazer o curso de PP em 35 horas de voo, porém o mais comum é levar de 45 à 60 horas de voo. Em algumas escolas dos EUA que são localizadas em espaço aéreo extremamente congestionado, chega-se a demorar 95 horas de voo para o curso de PP. A Hillsboro está localizada em espaço aéreo Classe D, com torre de controle, o que é o ideal, pois possui controle de tráfego aéreo mas não é extremamente congestionado.
Custo Mínimo do curso de Piloto Privado |
---|
Matricula (Alunos Internacionais): $200,00 USD |
Livros e Software Cessna Pilot Center: $415,00 USD |
20 Horas com Instrutor (Cessna 152): $3.240,00 USD |
15 Horas Solo (Cessna 152): $1.575,00 USD |
15 Horas de Teória com Instrutor: $855,00 USD |
10 Horas Briefing & Debriefing: $570,00 USD |
Banca FAA de PP: $165,00 USD |
1 Hora de Voo de Cheque (Cessna 152): $105,00 USD |
Custo Total: $7.125,00 USD |
No Curso de Piloto Privado, a maioria dos Alunos escolhe o Cessna 152. Temos uma frotda de 31 – Cessna 152, equipados com Garming GTN 650, que possui ADS-B, aviso de tráfego, meteorologia em tempo real, terreno, comunicação VHF e transponder. A hora de voo solo do Cessna 152 custa $105 dólares por hora. Temos também o Cessna 162 Skycatcher, com Glass Cockpit.