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Convalide suas licenças e trabalhe normalmente no Brasil

A ANAC vem cada vez melhorando mais a velocidade das convalidações. O último piloto brasileiro de helicóptero que voltou da HILLSBORO AVIATION, o Sr Michel Constantino, conseguiu a convalidação da licença de PCH em 6 dias úteis após submeter todos os documentos online para a ANAC!!! Agradecemos muito a ANAC pela agilidade nos processos de validação de licenças
estrangeiras.

Essa rapidez da ANAC nas convalidações é devido em parte a nova legislação (RBAC 61) publicada a poucos meses atrás pela agência.

O processo de validação de carteiras do FAA para ANAC é composto pelos seguintes passos:

1) Obter um código ANAC. Clique aqui.

2) Após obter o código ANAC o piloto deve dirigir-se a um Hospital da Aeronáutica (HASP/HACO/CEMAL/?) ou clínica particular aprovada pela ANAC para obter o CMA (CCF) de Primeira Classe. (dica: Caso o aluno já tenha a habilitação de PC pelo o FAA, o mesmo pode solicitar o CMA INICIAL de PLA.)

3) Após obter o CMA, o aluno terá que fazer a banca de REGULAMENTOS IFR e VFR da ANAC. (O aluno NÃO terá que fazer as bancas de Teoria de Voo, Meteorologia, Navegação, CT, etc)

4) Após os 2 passos acima, o aluno deve dirigir-se a uma escola homologada pela ANAC (dica para pilotos de avião: A escola de aviação EJ em Jundiaí-SP é a mais experiente em validações de licenças no Brasil.)

5) O aluno deve fazer um voo de adaptação de no mínimo 3 horas. (Em aeronave multi-motora preferencialmente). Quando liberado pela escola, o aluno preencherá o formulário e fará um voo de cheque com um checador da escola credenciado pela ANAC. Clique aqui para acessar o formulário.

6) Sendo aprovado no cheque o checador emitirá uma FAP (Ficha de Avaliação de Piloto).

Com os 5 itens acima completos, o aluno deve entrar no site da ANAC. Informando o e-mail e o código ANAC.

O piloto receberá um e-mail da ANAC solicitando os seguintes documentos:

– CPF, RG, Título de Eleitor, Quitação Serviço Militar (cópias autenticadas)
– Certificado de Capacidade Física (cópia autenticada)
– Requerimento Padrão de Licença e Habilitação
– Comprovante de Aprovação em Exame Teórico de Regulamentos
– Comprovação de Experiência Recente
– Declarar digitalmente horas voadas IS 61-001
– Licença Estrangeira (cópia autenticada) – TEM QUE SER A “CARTEIRA” DE PLÁSTICO DO FAA.(Não pode ser a “carteira”
temporária de papel)
– FAP – Nos casos de Validação de Licença e/ou habilitação – (Base Legal) IS 00-002A
– Cópia de Comprovante de Pagamento de TFAC (GRU código 112) – (Base Legal) Lei nº 11.182, Anexo III

Todos os documentos deverão ser escaneados e inseridos no sistema SINTAC e ENVIADOS.
Quando a ANAC receber todos os documentos acima pelo SINTAC, ela irá entrar em contato com o FAA para verificar a
veracidade das licenças e habilitações americanas, após a confirmação por parte do FAA, a ANAC irá analisar o processo e emitirá a licença/habilitação. Novamente lembramos que o processo do nosso último aluno que voltou da HILLSBORO AVIATION foi analisado, e a licença emitida pela a ANAC em 6 DIAS.

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