Tenha a segurança de ser formado um PILOTO DE VERDADE!
Todos os cheques do FAA seguem uma ordem: Prova ORAL primeiro seguido da prova prática. Os checadores tercerizados do FAA cobram entre $250 até $750 por cheque. O cheque de instrutor de voo é de graça por que a própria FAA manda um checador.
Os voos de cheque do FAA são eventos levados a sério por checadores, alunos, escola e instrutores. A cobrança na prova oral e no voo são muito superiores comparado com o Brasil. Muitas manobras ensinadas e cobradas no FAA, não são nem conhecidas no Brasil. Infelizmente não há como comparar a qualidade da formação nos EUA com a do Brasil.
O voo de cheque do FAA é levado muito a sério por checadores, alunos, escola e pelo seu instrutor. Esse vídeo mostra muito bem como é a prova oral para piloto privado no FAA:
O checador vai passar de 1 a 3 horas fazendo a prova oral antes do voo de cheque. Todo voo de cheque tem prova oral e prova prática. Para chegar na prova prática (voo) é obrigatório passar na prova oral. Mas não se assuste, para toda prova existe um livro (ou software) para te ajudar a passar. Ao lado o link do livro que o aluno estuda antes da prova oral de Piloto Privado: http://www.asa2fly.com/Oral-Exam-Guide-Private-P1761.aspx
O cheque para instrutor de voo será o mais compreensivo de toda sua carreira. A prova oral de Instrutor de Voo chega a durar até 12 (doze) horas (com uma pausa para almoço). 50% de todos os pilotos que tentam virar INVA nos EUA não passam na primeira tentativa. Isso atesta o quanto o FAA leva a sério os voos de cheque.
No Brasil algumas escolas se orgulham de falar que 100% dos alunos passam no cheque. Quanto tempo dura uma prova oral para virar INVA no Brasil? Qual a porcentagem dos que não são aprovados? Será que o índice de 100% de aprovação não seria um dos motivos dos altíssimos índices de acidentes em voos de instrução no Brasil?
A qualidade e cobrança do FAA são muito superiores à do Brasil. É normal ser reprovado em algum cheque do FAA, isso não é vergonhoso. Você apenas recebe mais treinamento e faz o cheque de novo.
No Brasil é muito comum comprar o pacote PP/IFR/PC com a promessa de que com 40 horas você será PP, e com 150 horas será PC. Nos EUA isso não existe. Cada piloto vai para o cheque no dia que estiver apto, e não no dia que chegar nas 40 horas. Alguns pilotos nos EUA checam com 40 horas outros com 70 horas. No Brasil é comum pilotos privados de helicóptero terem apenas 40 horas. Nos EUA é quase impossível formar um PP de R22 de qualidade em 40 horas.
Nos EUA, é obrigatório voar solo, então o cheque de PP de Helicóptero de R22 ocorre quando o aluno tem 55 horas aproximadamente. Nos EUA a carteira de Piloto Privado é realmente uma carteira, ela serve para o piloto ter a liberdade de ser piloto e alugar o avião ou o helicóptero e levar amigos e parentes para voar. Um PPH no Brasil com 40 horas de voo, que nunca solou, nunca navegou solo, pode alugar um R22 e levar amigos para passear?
Nos EUA quando você recebe a carteira de Piloto Privado do FAA, você realmente é um piloto de verdade. Você poderá alugar helicópteros e aviões SOLO e levar amigos para passear.