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Muitos dos Srs (e Senhoritas) pedem por uma cotação exata de quanto irá custar para convalidar e ser CFI CFII MEI nos EUA.  Lembre-se que cada caso é um caso.  Essas tabelas aqui na página são genéricas e apenas para se ter uma ideia de custos.

Lembrando que nos EUA não existe “pacote”.  No Brasil é comum pagar por 40 horas de voo e virar “piloto” na quadragésima hora independente se o aluno está pronto ou não.  Nos EUA isso não existe.  No FAA cada piloto é liberado para o voo de cheque quando estiver pronto.  A média nacional dos EUA para um piloto privado gira em torno de 60 horas, quando o mínimo requerido são 35 horas.  Alguns lugares como Daytona Beach, FL, o curso de PP facilmente leva mais de 75 horas de voo em alguns casos chegando à 120 horas de voo.  Por esse motivo, é impossível saber o preço exato para a conversão.

Pilotos possuem habilidades diferentes e tiveram formações diferentes, um piloto pode aprender a fazer uma manobra em 30 minutos enquanto outro pode levar 3 horas.  O que estamos fornecendo hoje nesse e-mail é o preço estimado baseado em uma “banda” de horas. (150 a 250 horas, 250 a 500 horas, etc).  (VEJA AS TABELAS ABAIXO)

Um piloto ANAC com 1200 horas de voo provavelmente irá gastar apenas uma fração do que um piloto ANAC com 160 horas de voo para fazer a convalidação e recheques para o FAA.

Vamos ao primeiro caso de um piloto de avião ANAC Comercial, Multi e Mono, IFR com ICAO 4 com 250 horas de voo.  O objetivo desse piloto é convalidar / rechecar para PC/IFR/Multi+Mono FAA para poder fazer os cursos CFI + CFII + MEI e depois trabalhar de CFI nos EUA por até 2 anos.

Com ICAO 4, tendo voado solo de verdade no Brasil durante o curso de PP e as carteiras ANAC válidas, esse piloto irá convalidar direto para PP FAA Restrito sem necessidade de banca e sem necessidade de cheque.

Em posse da carteira FAA Private Restricted o piloto precisa fazer um Flight Review com um CFI FAA para receber um endorsement (Assinatura) na CIV comprovando que o piloto tem competência técnica para operar nos EUA.  Por lei, o Flight Review tem que ter duração mínima de 1 hora de teoria e 1 hora de voo, porém quem nunca voou nos EUA não vai conseguir completar em apenas 1 hora de voo e 1 de ground school.  Será necessário mais horas de voo e horas de teoria (Ground School) para o piloto se adaptar a voar nos EUA.  O estimado é que demore 3 horas de voo em Cessna 152 com um CFI e 5 horas de ground school.  Lembre-se: cada piloto tem o seu ritmo e competência, é impossível prever exatamente quantas horas o seu Flight Review irá durar.  Talvez um piloto precise de apenas 2 horas de voo e 2 horas de ground para completar o Flight Review, enquanto outro piloto talvez demore 10 horas de voo e 10 horas de ground school.

Veja abaixo o preço estimado do Flight Review: US$ 771.  Junto com o Flight Review você pode solicitar o seu Renter’s Card (cartão para alugar os aviões da Hillsboro).  Com o Flight Review e o Renter’s Card você porderá voar solo ou levar amigos para voar.  Nos EUA você realmente será piloto, você terá a liberdade de alugar nossos aviões e helicópteros sem um instrutor de voo a bordo.

Para a carteira de IFR usaremos suas horas IFR no Brasil e o curso exigirá que você faça a banca de IFR, alguns voos e simuladores para se adaptar ao voo IFR nos EUA, horas de ground school com seu CFII e o voo de cheque.  Na Hillsboro voamos IMC com teto de 300 pés, meia milha de visibilidade, chuva e noturno no Cessna 172, quem se formou no Brasil não recebe esse tipo de treinamento. Voar IMC é muito diferente de voar sob capota.  Temos aproximações LOC-BC, WAAS LPV, que no Brasil nem existem.  Muitos no Brasil fizeram apenas um ILS durante todo treinamento.  Estimamos que o piloto irá voar 5 Horas com um CFII (Instrutor Instrumento) no Cessna 172, 3 Horas de Simulador, 7 horas de ground school (teoria de IFR), Banca de IFR e o voo de cheque.  Lembrando que as Bancas do FAA são extremamente fáceis, é quase impossível não passar pois todas as perguntas possíveis no dia da banca estão em um CD que custa $49.  Faça a pesquisa no google: ASA Prepware IFR. Após passar no cheque de IFR você já terá as carteias de PP Restrito + IFR FAA. O próximo passo é o PC Multi e Mono e CFI Visual.

Os requerimentos para checar PC FAA e CFI são 250 horas totais com vários requisitos de navegações, voos noturnos, manobras etc.  Usaremos as suas horas ANAC, e você irá fazer a banca de PC do FAA, banca de FOI e banca de CFI, voos de adaptação para aprender todas as manobras que no Brasil nem existem, voos em aeronave complexa monomotor (Piper Arrow), voos multi motor em Piper Seminole e muitas horas de ground school com seu CFI, e o voo de Cheque Comercial MONO e um voo de Cheque Comercial MULTI.

As manobras de PC e do CFI são quase todas as mesmas, para economizar você vai voar no assento da direita mesmo durante o curso de PC, isso irá economizar dinheiro.

Quando o seu Instrutor estiver satisfeito com a sua performance, você fará primeiro o cheque de PC Monomotor.  Após o cheque de PC Multi Motor.  E por último o cheque mais difícil da sua carreira: CFI.  O cheque inicial para virar CFI nos EUA pode durar até 12 horas de prova oral.  Muito diferente do cheque de INVA no Brasil onde todos passam, mesmo sem ter condições.  50% dos pilotos nos EUA não passam na primeira tentativa para CFI no FAA.  Não se assuste, não passar em voos de cheque nos EUA é muito normal! A grande maioria passa na segunda tentativa.

Após você passar no CFI, os cursos de CFII e MEI são os próximos. Veja os preços de CFII e MEI abaixo.

O plano genérico para um piloto ANAC de 250 horas custará APROXIMADAMENTE $17,546 mais $15,000 para 12 meses de moradia.  Um total de $32,546.  LEMBRE-SE: Isso não é preço de pacote!!! Esse é o preço estimado para um ANAC PC, Multi Mono, IFR com ICAO 4 com 250 horas.   Inúmeras variáveis estão em jogo: Formação anterior, horas de voo, competência técnica, inglês, meteorologia, adaptação aos EUA, vontade de terminar, etc.

Um piloto com 1000 horas poderá ter muito mais facilidade que um piloto de 260 horas.  Um piloto SEM ICAO terá que rechecar o PP, o que aumentará o preço do curso.

ESTUDE bem a planilha de preços abaixo.  PLANEJE!!! Tenha uma folga financeira para voar mais que o previsto. Não adianta ir com $32,546 contados pois poderá haver variações no seu treinamento. E lembre-se da oportunidade que as carteiras do FAA CFI CFII e MEI te darão como instrutor de voo e possivelmente piloto de linha aérea regional nos EUA por até um ano.  Leia a história dos brasileiros no visto F1 que foram bem sucedidos, foram instrutores de voo da Hillsboro até atingirem 1500 horas e depois chegaram a voar na linha nos EUA mesmo no visto F-1.  www.voeoregon.com/caso

 

FROM: ANAC COMMERCIAL / MULTI / IFR / INVA (CFI) ICAO 4
TO: FAA COMMERCIAL SINGLE + MULTI / IFR / CFI / CFII / MEI
F-1 VISA PROGRAM – 26 WEEKS TO FINISH
150 hr TT

150

All hours and dollar amounts above are a best estimate for a 150 hour pilot. Actual dollar amount and hours will depend on pilot performance.

 

FROM: ANAC COMMERCIAL / MULTI / IFR / INVA (CFI) ICAO 4
TO: FAA COMMERCIAL SINGLE + MULTI / IFR / CFI / CFII / MEI
F-1 VISA PROGRAM – 26 WEEKS TO FINISH
250 hr TT

250

All hours and dollar amounts above are a best estimate for a 250 to 500 hour pilot. Actual dollar amount and hours will depend on pilot performance.

 

NO ICAO4? No problem! Add approx $3,000 for PPL training and check ride.

Notes:
– Hours shown reflect estimated hours. Actual cost may be higher.
– Examiner fees are not included (estimated $400-$500 per check ride).
– Prices effective April 15, 2016 and are subject to change.
– Durning times of high fuel costs a fuel curcharge may appy.

 

Existem alguns jeitos para tentar economizar durante o treinamento:

1)      Junte um grupo de 3 pilotos para fazerem os cursos juntos na Hillsboro, assim você irá economizar em: moradia, livros, manuais, farão ground school em grupo que é mais barato, comprarão um carro junto, etc

2)      Comece a estudar HOJE.  Você pode estudar para as bancas de PP, IFR, PC, FOI, CFI e CFII já no Brasil. Para as bancas use: http://www.asa2fly.com/Pilot-Prepware-Software-C21.aspx

3)      Comece a preparar o seu CFI Lesson Plans Binder. http://flight.derekbeck.com/

4)      Estude para as provas orais. Use esses livros:  http://www.asa2fly.com/Oral-Exam-Guides-C25.aspx

5)      Assista como é uma prova oral nos EUA: https://www.youtube.com/watch?v=kr483zBbQKw  O vídeo pode ser velho, mas a mentalidade do FAA é a mesma até hoje.

6)      Estude como serão os cheques fazendo o download dos PTS e ACS: http://www.faa.gov/training_testing/testing/test_standards/

7)      Assista vídeos de como é voar nos EUA pelo Youtube:  https://www.youtube.com/user/MzeroAFlightTraining

8)      Faça o download dos livros gratuitos que são usados nos EUA pelo site: http://www.faa.gov/regulations_policies/handbooks_manuals/aircraft/

9)      Ouça a fonia dos controladores e piloto da Hillsboro pelo link: http://www.liveatc.net/search/?icao=hio

10)   PLANEJE a sua parte financeira, tenha reservas.  Seja honesto consigo mesmo quanto a sua real capacidade financeira.  Não minta na comprovação financeira, você estará mentindo para você mesmo e não para a escola.  Chegar nos EUA sem realmente ter o dinheiro para completar os cursos será muito frustrante.  É preferível aguardar no Brasil até você juntar mais dinheiro, do que embarcar “na louca” para os EUA.

11)   Assista nossos vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCLTCVyZ__Shq8fguoZRqC0g

12)   Visite o nosso site:  www.voeoregon.com  e www.flyhaa.com

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