Uma licença muito importante para sua carreira!
A licença Multi-Motor é de extrema importância no seu processo para tornar-se piloto profissional. Uma aeronave multi-motor é simplesmente a que possui mais de um motor. O processo de treinamento começará com uma completa discussão sobre as características de aeronaves multi-motor com atenção especial à operações com um motor inoperante. Após o treinamento teórico você irá aprender na prática as técnicas específicas de voar uma aeronave multi-motor.
A primeira impressão ao voar uma aeronave multi-motora é a evidente performance superior à monomotores. A razao de subida é maior, as velocidades de subida e cruseiro também. A velocidade com que as coisas acontecem no cockpit também aumentam.
A ordem mais comum é primeiro checar o PC Mono e depois adicionar o Multi Motor. Alguns alunos checam o Piloto Privado Monomotor e depois adicionam o Multi no Piloto Privado, a grande vantagem disso é que todas as horas do PC Multi contarão como Piloto em Comando. Para ser Instrutor de Voo Multi Motor você precisará de 15 horas como Piloto em Comando de aeronaves Multi-Motoras.
Não existe mínimos pelo FAA para checar o Multi Part 61. Alguns pilotos muito acima da média conseguem em 5 horas enquanto o normal é 12 a 16 horas de voo.
Nos EUA você irá aprender a voar Multi de verdade. O motor será cortado, embandeirado e depois reacionado. No Brasil geralmente o treinamento só inclui manobras em altas altitudes e sem corte de motor. Nos EUA você treinará falha de motor simulada a 100 pés, aproximações monomotoras em condições IFR.
Usamos o Piper PA 44 Seminole, o Multi Motor mais usado para treinamento nos EUA. A Hora de Voo solo de PA44 custa $275. A hora do instrutor custa $57 a hora.