Aprenda a Voar em Condições Climaticas Adversas
Se você planeja usar sua licença de piloto para o seu transporte particular ou para seguir carreira na aviação, a licença de voo por instrumentos é extremamente útil. Sem a licença de voo por instrumentos você estará restrito a voar somente em dias de tempo bom. Obter a licença de voo por instrumentos abrirá portas para maiores desafios e aumenta a sua capacidade e
abrangência como piloto. Pilotar uma aeronave enquanto ela entra e sai de nuvens ou sair das nuvens segundos antes de pousar é uma experiência inesquecível. Nos EUA nos voamos IFR em condições reais por instrumentos (IMC). Voar sob-capota não se compara com o Voo IFR em nuvens.
A licença de voo por instrumento é necessária para voos em condições climáticas adversas (ex. pouca visibilidade e nuvens a baixa altura). Nosso curso de voo por instrumentos lhe ensinará a controlar e navegar a aeronave somente com referências dos instrumentos. O treinamento começa com controle básico da aeronave e progride para ensiná-lo como fazer aproximações e pousos em tempo adverso. Ao final do curso você será capaz de decolar de um aeroporto, navegar para outro aeroporto e pousar tendo referência com o solo por poucos momentos.
A vantagem de treinar no Pacifico Noroeste dos Estados Unidos é que o aluno terá chances de voar dezenas de horas em treinamento por instrumentos em condições reais, ao contrário de outros estados americanos (onde o tempo ensolarado predomina) onde pilotos são formados sem nunca ter voado dentro das nuvens. No Brasil escolas de aviação são proibidas de voar IFR real em nuvens, os voos podem apenas ocorrer em condições simuladas. Treinando na Hillsboro Aero Academy você será um piloto experiente em voar em condições adversas de verdade.
Em um raio de 50 km de Portland, existem mais de 6 aeroportos com procedimentos IFR, somando mais de 35 aproximações por instrumentos possíveis. 9 ILS/LOC, 4 estações VORs, inumeras aproximações GPS com glide slope (LPV/LNAV/VNAV) e muito mais. Nos EUA os contraoladores de trafégo aéreo enxergam aeronaves de instrução com ótimos olhos, sempre permitindo operações IFR com multiplas aeronaves de pequeno porte voando ao mesmo tempo. No Brasil é comum restrições absurdas e inútis de apenas UMA aeronave na terminal fazendo treinamento por Instrumentos. Por outro lado, os controladores Americanos entendem que o salário deles é pago com impostos, portanto, você aluno IFR é um cliente do controle de tráfego aéreo americano. É muito comum 15 aeronaves da Hillsboro estarem voando IFR ao mesmo tempo.
O mínimo estipulado pelo FAA (Administração Federal de Aviação Americana) para o curso de voo por instrumentos pela Parte 141 são 30 horas de ground school e 35 horas de treinamento em voo.