O primeiro passo da sua carreira de piloto de helicóptero!
As regras Brasileiras são muito parecidas e até semelhantes em alguns aspectos com a FAA. Isto porque existe uma convenção internacional que baliza o meio
aeronáutico.
Nos EUA, a formação tem características peculiares desde a maneira como é conduzido, níveis exigidos e treinamento. Os americanos possuem uma visão e cultura diferentes e, quando levamos isso ao meio aeronáutico ,têm-se outro patamar de treinamento e estrutura.
A formação acontece ao mesmo tempo. Um instrutor ministra as aulas teóricas e voa no mesmo dia com o aluno, permitindo uma formação mais rápida e sólida nos conceitos aeronáuticos. Chegando ao aeroporto de PDX (Portland), um instrutor estará lhe esperando para lhe levar ao Housing (Apartamentos da Escola) e fazer um tour pelas instalações da Hillsboro Aviation.
Provavelmente ele poderá ser seu instrutor durante seu treinamento.
A Hillsboro Aviation possui um dia por mês para apresentação de suas regras, instalações para os novos alunos geralmente no quinto dia de cada mês. Ela faz questão que todos participem para receber estas informações.Mas se por algum motivo não se consiga chegar nesta data, haverá sempre um instrutor esperando para iniciar seu treinamento.
O curso de PPH consiste em no mínimo 35 horas de voo (36h/aula e 35h/voos) sendo 5 horas solo obrigatórias.
Estas horas se dividem em um solo cross-country com:
- Mais de 50 milhas a 1° perna.
- TGL em 3 aeroportos diferentes com no mínimo 15 procedimento.
Este voo leva em media 2.4h. As demais horas são feitas no próprio aeroporto no circuito de trafego.
Na pratica, o aluno voara entre 50 a 55 horas para atingir os níveis exigidos no Check-Ride pela FAA (Check de voo).
A escola possui “stages” onde, o aluno atingindo cerca marca de voo passará por uma avaliação de outro instrutor para verificar se esta absorvendo o treinamento ou possui uma deficiência em voo ou na parte teórica. São 2 stages no total.
O treinamento é fundamentado em conhecimentos sobre normas, teorias, física do helicóptero e repetição de manobras para incorpora-las. Esta parte teórica é muito cobrada nos Check’s e, há uma prova oral onde são verificados os conhecimentos teórficos dos alunos.
O Americano enfatiza muito a segurança e procedimentos de emergência. Durante o treinamento os alunos serão levados a fazer centenas de auto-rotações durante todas as lições até ficar confidente em realiza-las em uma situação real sozinho.
O Aluno será levado exaustivamente a todos os procedimentos de emergência que constam no manual e outros eventos que podem acontecer em voo ou em solo.
No curso de PP, o instrutor poderá demonstrar o Full-Down(auto-rotação com pouso sem uso do motor).
A rotina do aluno será definida por ele mesmo. Ele decidira em quais horários e dias prefere ter as aulas e os voos. A escola possui um site chamado ‘’schedule point’’ onde, os alunos marcam seus horários. No começo o instrutor lhe passara todos os detalhes ate que o aluno esteja confortável.
Se o aluno quiser, todos os dias poderão ter aulas e voar. Na Hillsboro Aviation, o PP é dividido em lições de teoria e de voo e estas lições andam juntas. Sempre depois de uma aula teórica, normalmente haverá um voo.
São necessários 2 a 3 meses para conclusão do treinamento de PPH. Um fator importe há frisar a época que esta sendo feito este treinamento pois, no inverno(Novembro a Abril) o tempo estará prejudicado pelas condições meteorológicas, havendo assim um acréscimo no tempo de finalização do treinamento. O inverno é caracterizado por baixa visibilidade e muita chuva.
Após o check do PP os alunos podem e são encorajados a fazer voos solo, pois estão capacitados a tomar decisão em voo.
Esta é uma etapa muito emocionante onde você poderá levar seus amigos de asa-fixa ou namoradas (os) para voarem.
Comento os casos onde já se possui a carteira de Piloto(PP ou PCH) e se deseja convalidar para a FAA ou iniciar um treinamento na Hillsbro Aviation.
Para poder voar nos US você precisara de uma carteira FAA. Existem duas opções:
- Possuir ICAO (Level 4 minimo) e então a FAA ira lhe convalidara uma PP restrito.
- Rechecar o PP lá. Independente de qualquer carteira que tenha, a FAA sempre lhe convalida o PP.
Em ambas as opções a FAA aceita as horas voadas aqui no Brasil. Normalmente será necessária algumas horas de adaptação, pois fonia e espaço aéreo são totalmente diferentes.
Outra peculiaridade dos check nos EUA é: Existe uma parte oral antes dos voos. Então, quem deseja convalidar as carteiras terá que acrescentar algumas semanas de estudos para se preparar.